top of page

Os 9 passos para se tornar “o Cara da Produção”

Atualizado: 16 de abr. de 2023


Ao longo da minha carreira como Gerente Industrial, Plant Manager ou Diretor Industrial, eu desenvolvi dezenas de membros dos meus times da Produção. Eu os treinei e os acompanhei no dia a dia e consegui mostrar o caminho do sucesso. Eu transformei Líderes, Coordenadores, Supervisores e Gerentes em “Cara da Produção”.


Eu sou Expert Industrial e Mentor da Produção:

Eu habilito a Liderança da Produção

a entender o Chão de Fábrica e

a tomar as atitudes necessárias

para atingir as Metas estabelecidas

sem inverter as prioridades.



Conseguir aumentar os volumes produzidos de quinze mil (15.000) para cento e cinquenta mil (150.000) peças por mês, não acontece por acaso! Ver o faturamento da empresa ser multiplicado por seis (x6) é o resultado de muitos esforços e disciplina. Conseguir produzir em dois turnos o que fazia em três pode acontecer somente quando se sabe desenvolver ações eficazes.


Desta vivência, eu extraí os 9 passos para se tornar “o Cara da Produção”.


1° passo: É preciso lidar com todos os componentes da Produção.

Ser um Líder da Produção significa ser “o dono da casa”. Como tal, deve estar sempre atento aos 6M (Hishikawa):

  • Man - deve cuidar do seu time e agradar os visitantes;

  • Machine - deve saber como funciona cada equipamento e zelar para sua preservação;

  • Money - deve buscar sempre ter os custos sob controle e promover atitudes de economia;

  • Methode - deve seguir os procedimentos e padronizar o trabalho;

  • Material - deve usar os materiais conforme especificado.

  • Meio Ambiente - devemos nos adaptar a ele e preservá-lo.


2° passo: Deve zelar para a Segurança e ter com primeira meta “ZERO ACIDENTE”.

A preservação da integridade física dos colaboradores deve sempre passar na frente de qualquer outra prioridade! Para isso é preciso ter disponível os EPI adequados e fiscalizar a boa utilização.

Sempre se deve iniciar o serviço controlando os dispositivos de parada de emergência das máquinas. Uma boa prática é de conferir periodicamente que todos os dispositivos de proteção do equipamento estejam no lugar certo e corretamente fixados. E mais que tudo, deve-se conversar diariamente (DDS) com seu time sobre segurança.


3° passo: A organização é a base de tudo, deve-se saber implementar o 5S.

Ter um lugar organizado e limpo demostra atitude profissional e gera confiança. Para conseguir isso, é preciso conhecer bem os 5 “S” e saber como implementá-los.

  • A primeira atividade é descartar o que não use (Seiri).

  • Depois deve-se organizar o que sobra (Seiton).

  • Em seguida limpar corretamente (Seiso).

  • Porém, é preciso estabelecer padrões, cuidar da higiene e da mente (Seiketsu).

  • E finalmente ter disciplina para manter um nível de excelência (Shitsuke).


4° passo: Qualidade é uma obrigação, sua segunda meta deve ser “ZERO DEFEITO”.

Hoje a qualidade não se mede mais em % (porcentagem), mas sim em “ppm” (Part Per Million). Isso é a consequência da melhoria contínua. Deve-se ser cada vez mais exigente. Como responsável da produção, você deve monitorar os indicadores da qualidade constantemente. Além disso, você deve ter um time que vai frequentemente investigar as causas dos defeitos e elaborar planos de ação para reduzir o refugo, e assim ter uma tendência de melhoria gradativa e constante.


5° passo: Respeitar seus compromissos, sua terceira meta é “ZERO ATRASO”.

Fazer produtos de qualidade é primordial, mas se não entrega dentro dos prazos acordados, logo seus clientes vão perder confiança e vão procurar o concorrente. A primeira ação é conhecer sua capacidade de produção real para poder se comprometer com prazos realistas. Para isso é preciso entender cada processo e quantos set-up devem ser feitos por turno. Tendo isso, deve-se estabelecer a demanda mensal, dividi-la em um plano de produção semanal, e desdobrá-lo em ordens de produção diárias. Em seguida, o foco estará em um trabalho de monitoramento constante para não perder os prazos de cada ordem.


6° passo: Entender os processos e buscar “PRODUTIVIDADE”

A força de uma corrente é proporcional à resistência do seu elo mais fraco. Sabendo isso, deve-se saber identificar o gargalo do processo para poder maximizar a produção. É preciso conhecer o passo a passo do processo e ter a capacidade de cada etapa. Tendo identificado o gargalo, é preciso explorá-lo ao máximo possível. Seu time inteiro deve saber qual é o gargalo e todos devem se subordinar a ele. Estas três técnicas são as chaves do sucesso da produtividade.


7° passo: Buscar sempre mais performance melhorando o Gargalo.

Para poder aumentar sua produção, é preciso melhorar seu gargalo. Isso significa que você vai avaliar o nível de desperdícios nos processos. Conhecer os 8 desperdícios do Lean Manufacturing é primordial:

  • Excesso de Produção,

  • Espera,

  • Excesso de Movimentação,

  • Defeito,

  • Excesso de Transporte,

  • Excesso de Estoque,

  • Excesso de Processamento,

  • Má utilização das Pessoas.


8° passo: Saber como e quando tomar atitudes.

O Chão de Fábrica é um lugar onde acontece muita coisa. Um bom líder deve saber reagir com eficiência a cada tipo de situação. Para isso, ele deve desenvolver suas cadeias de ajuda. Elas são processos que permitem definir o que fazer quando ocorre um problema: Com quem falar? Como pedir ajuda? Quando avisar a gerência? Quando pedir ajuda extra? Como manter os envolvidos informados? Quais são os planos de contingência?


9° passo: Monitorar os bons Indicadores.

Quais são os reais KPI (Key Productive Indicators)? Não se pode desperdiçar seu tempo em acompanhar um indicador que não é crítico. Para isso pode-se seguir o PQCDSM: Produticivty, Quality, Cost, Delivery, Safety e Moral.






Isso é apenas um resumo dos 9 passos para se tornar “o Cara da Produção”.


São necessárias várias horas de treinamento, muito tempo observando o chão de fábrica, inúmeras conversas com as pessoas, muito trabalho, dedicação e, mais do que tudo, disciplina para conseguir ser “o Cara da Produção”. Mas vale a pena, é muito gratificante ver os indicadores subindo nos gráficos e receber os agradecimentos do seu time.


Vem participar do Webinar AO VIVO e GRATUITO

Evento ao vivo que vai te explicara como ser um Líder Reconhecidos, se tornar um referência na sua empresa e chamar a atenção do Mercado.

E vai ativar o lembrete no YouTube: https://youtube.com/live/Q3URzZHxky4


Bruno Viandier Expert Industrial - Assessor / Mentor



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page