top of page

Glossário Lean #22: Desperdícios, Muda, Mura, Muri



Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!


O Muda, o Muri e a Mura são conhecidos como os 3M.

Muda – palavra de origem japonesa que significa desperdício. Desperdício ou atividade que consome recursos e não acrescenta valor.

Mura – palavra de origem japonesa que significa variação e variedade indesejáveis nos processos de trabalho ou no output de um processo.

Muri – palavra de origem japonesa que significa excesso, exagero, o que não é razoável.



Fonte: Lean Thinking Community / Wikipedia



Participação de Mercês Ribeiro Oliveira Antunes

Muri: Atividade que exige muito esforço para ser executada. Mura: Atividade executada de forma inadequada. Muda: Qualquer atividade humana que absorve recursos, mas não cria valor para o cliente. Andon: Aviso luminoso.




Participação do Túlio Martins: Quais são os desperdícios (3M's)? #MURI: Palavra japonesa que significa sobrecarga. O mapeamento ergonômico é utilizado para identificar sobrecargas estressantes ao operador e eliminá-las através de projetos de melhoria focada. #MURA: Palavra japonesa que significa estabilidade. Através da observação de uma operação repetidas vezes pode-se concluir que uma certa instabilidade no tempo ciclo. #MUDA: Palavra japonesa que significa desperdício. São atividades que não agregam valor e não são necessária, portanto devem ser eliminadas do processo. São 7 desperdícios tradicionais, são eles: Super-produção, Inventário, Estoque, Espera, Não- Qualidade, Transporte e Movimentação.




Participação do Túlio Martins: O que é perda? O que é desperdício? #PERDA: Perda é o trabalho que adiciona custo, mas não adiciona valor e é deduzida pela diferença entre o esperado e o resultado obtido, dada certa quantidade de recursos de entrada. A perda pode ser vista como entrada não efetivamente utilizada. Um exemplo de perda é o balde furado recebendo água de uma torneira. Será necessário muito mais água do que a necessidade real do seu recipiente e talvez seja impossível o enchimento do balde. #DESPERDÍCIO: Desperdício é uma utilização excessiva dos recursos de entrada para obter uma saída. De certa forma é basicamente um excesso de quantidade de entrada. Um exemplo de desperdício é o balde transbordando porque a quantidade de água a ser depositada no balde é maior que a capacidade do recipiente do mesmo.


1.092 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글 1개


adapacara
2018년 8월 08일

Muito bom o texto. Simples e direto.

Parabéns!!!

좋아요
bottom of page