![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_37ccccfb25514719900ad520ab3f3f30~mv2.png/v1/fill/w_738,h_474,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/a27d24_37ccccfb25514719900ad520ab3f3f30~mv2.png)
Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!
Lean manufacturing – Filosofia que processa a organização de atividades produtivas tendo em vista a eliminação de desperdício. Também ligado a este conceito está o estabelecimento de um compromisso de melhoria contínua de todos os processos operacionais por parte dos colaboradores.
Lean production – produção de uma grande variedade de produtos em pequenos lotes e em reduzidos tempos de fabrico. Qualidade, flexibilidade e baixos custos são outras características da lean production.
Lean thinking – filosofia de gestão através da qual as organizações desenvolvem competências no sentido da gradual eliminação do desperdício e criação de valor.
Fonte: Lean Thinking Community / Wikipedia
![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_18d31cc533204ce1a68f444a1a3174ab~mv2.png/v1/fill/w_264,h_178,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/a27d24_18d31cc533204ce1a68f444a1a3174ab~mv2.png)
Participação de CARLOS EDUARDO SILVA COSTA
LEAN: Perfeito para a Gestão de Performance, simplificando a análise e tomada de decisões.
Participação de Elton Silvino linkedin.com/in/elton-silvino-17324531
O termo Lean específico não existe porém traduz limpo,claro e consequentemente organizado e sem desperdícios com valor agregado. Rege os conceitos de lean que 80% dos desperdícios estão na organização e os 20% em administração,ferramentas e conceitos iniciamos um bom processo Lean com um bom house keeping e após sim implementar técnicas de melhorias e ferramentas da qualidade........
Participação do Murilo Tonini Mamede
linkedin.com/in/murilo-tonini-mamede-557344162 Lean é uma filosofia japonesa que surgiu em meados de 1950, após a segunda guerra Mundial. O Japão precisava de alguma forma levantar suas industrias da mínima forma possível, conhecendo o estilo de gestão americana, os japoneses começaram a estudar e pesquisar, e assim surgiu o a filosofia Lean. O Lean é uma filosofia para redução de desperdícios e de custos, para aumento da produtividade, lucratividade e qualidade. O Lean nos dá muitas ferramentas para melhoria das organizações, por exemplo 5S, kaizen, PDCA, Ishikawa, Pareto e mais.
Participação do Paulo Henrique R. Bacarin
Lean: A prova de falhas. Ferramente de gestão que modifica todo o processo e ajuda na produtividade fabril. Participação do Fernando Ricardo Santis
Lean, ou é termo enxuto, sem desperdício, perdas, mais controle na produção. uma grande ferramenta onde pode ser aplicado para melhoria em qualidade e processo da produção. Ajuda no desperdício de produção, tempo de parada, qualidade dos produtos, estoque, processo e entre outros, mas nada adianta se as pessoas não estiver treinadas, focadas e com a mentalidade como foco em melhoria em todas as parte e principalmente nela mesmo. Participação do Edson Jaques de Queiroz
linkedin.com/in/edson-jaques-de-queiroz-363a1158
Lean: Uma ferramenta eficiente na melhoria contínua para resultados superiores. Como ajude? Ambiente de trabalho organizado, ordens de produção coerentes e enxuta de acordo com a realidade de cada empresa. Redução nos estoques, produzir somente o necessário. Ficar esforços nas pessoas estarem cientes de seus resultados no desempenho de suas atividades para o ganho real de todos.
Participação do Fabiano Soares da Cunha
Bom, na minha opinião Lean é um conjunto de técnicas que podemos utilizar para aprender a enxergar e reduzir os 8 desperdícios!!! As 5 PRINCIPAIS ferramentas do Lean. Para encontrar os desperdícios e redesenhar o sistema o especialista em Lean utiliza diversas ferramentas, dependendo do seu objetivo. São elas: Tempo Takt: nada mais é do que o ritmo de “puxar” cliente e devemos balancear nossa produção nessa batida. Estudo de tempo: serve como input para o estudo de balanceando e serve para sincronizar a produção. Estudo de balanceamento: identifica os desperdícios de espera, superprodução e estoque e tem o objetivo de fazer com que cada etapa trabalha o mais próximo possível do tempo Takt. VSM: mapeamento do fluxo de valor e serve como ponto de partida para a identificação dos desperdícios e o redesenho do sistema. Diagrama de espaguete: identifica os desperdícios de movimentação de pessoas e transporte de itens.
Comments