top of page

Glossário Lean #12 - Heijunka

Atualizado: 29 de jul. de 2018



Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!


Heijunka -palavra de origem japonesa que significa: nivelar ou tornar nível. A programação heijunka envolve o nivelamento da carga de forma a garantir um fluxo contínuo de materiais e de informação pela fábrica. Por exemplo: a produzir a sequência abacababac em vez de aaaaabbbcc (onde a, b, c são modelos ou produtos). Desta forma consegue-se a minimização de stocks e de tempos mortos.


Fonte: Lean Thinking Comunity / Wikipedia


Participação do Diogenes Nascimento

linkedin.com/in/diogenes-nascimento-11030344 Heijunka: É um dos meus artefatos preferidos,consiste em fazer o nivelamento da produção de acordo com o pedido total do cliente, convertendo a instabilidade da demanda dos clientes em um processo de manufatura nivelado e previsível, eliminando os desperdícios, favorecendo a padronização dos processos e diminuído os estoques de produtos acabados.


Participação do Allan Francisco de Assis

linkedin.com/in/allan-francisco-de-assis-34111131 Heijunka é um modelo de suavização da produção que permite nivelar as flutuações das demandas num período, melhorando a eficiência e desempenho da produção. Heijunka facilita o conceito de Just-in-Time (JIT). Quando utilizado com outras ferramenta lean como o TPS, SMED, Talk Time e Kanban melhora a eficiência da produção, reduz o desperdício e custo, flexibiliza a produção e aumenta a qualidade dos produtos.



343 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page