top of page

Glossário Lean #09 - Just-In-Time, Sistema Pull, Sitema Push, Produção Puxada

Atualizado: 5 de ago. de 2018



Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!


Just-in-time – sistema de produção repetitiva no qual o processamento e movimentação de materiais ocorre à medida que estes são necessários, usualmente em pequenos lotes. Tal como Taiichi Ohno explica, este sistema que produza mesmo no momento exato da necessidade porque utiliza o sistema pull (apoiado no kanban).


Sistema Pull – sistema de fabrico coordenado pelo cliente. É um dos elementos base da filosofia TPS/JIT. As actividades de fabrico iniciam-se apenas na presença de um pedido ou ordem do cliente. As operações vão acontecendo das fases finais até às iniciais.


Sistema Push – é o sistema clássico de gestão da produção que se caracteriza pelo empurrar dos produtos da empresa para o cliente. Caracterizado por sistemas de planeamento e controlo muito rígidos e baseados em previsões e nada orientado ao mercado.





Participação de Vitor Moura de Almeida

linkedin.com/in/vitor-moura-de-almeida-62a51087

JIT (Just In Time) Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo". O conceito do #JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos a tempo de serem vendidos. Peças a tempo de serem montadas e materiais a tempo de serem transformados em peças. Falo do Just In Time, em que muitas pessoas confundem/associam o JIT com estoque zero e na verdade é o estoque na hora certa, na quantidade necessária.


Participação do Diego Lima

linkedin.com/in/diego-lima-73740a151 Produção Puxada : Este conceito consiste em produzir apenas aquilo que é necessário quando for necessário, controlando as operações fabris sem a utilização de estoque em processo, nesse tipo de produção o consumo do cliente é que determina a quantidade a ser produzida . Com esse tipo de produção é possível diminuir os custos com estoques e ter um melhor monitoramento das perdas da produção.




Fonte: Lean Thinking Comunity / Wikipedia



584 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page