top of page

Glossário Lean #05 - Poka-Yoke, Yield, Conformidade

Atualizado: 29 de jul. de 2018



Poka-Yoke – expressão de origem Japonesa que significa à “prova de erro” (error proffing).


Yield – taxa de qualidade obtida à primeira (ie, sem a existência de retrabalho). Trata-se da verdadeira taxa de qualidade e a única a considerar no cálculo do OEE (overall equipment efficiency).


Conformidade – Grau ou taxa de satisfação de um produto ou serviço perante standards ou especificações predefinidas. A unidade de medida é o yield rate.


Fonte: Lean Thinking Comunity / Wikipedia



Segue então minha contribuição para esta brilhante iniciativa:

First pass yield (FPY): Também chamado de taxa da qualidade, é a porcentagem de unidades que completam um processo e atendem às diretrizes da qualidade sem serem refugados, retrabalhados, retestados, devolvidos ou repassados para uma área de reparo fora da linha. O FPY é calculado pela divisão das unidades que entram no processo menos as unidades defeituosas pelo número total de unidades que entram no processo.

Participação do Túlio Martins: POKAYOKE (ERROR PROOF x FOOL PROOF) É uma técnica de prevenção para evitar a possibilidade de erros humanos no desenvolvimento de qualquer atividade produtiva. São métodos que auxiliam os operadores a evitarem erros de desatenção/ esquecimento em seu trabalho, tais como escolha de peça errada, montagem incorreta de uma peça, esquecimento de um componente etc.

ERROR PROOF (Método de advertência): Dispositivo que alerta quando detectado uma não conformidade. Quando ativado um alarme soa, uma luz sinaliza, um painel informa, etc. Este tipo de dispositivo não impede a geração do defeito caso o operador não atenda o sinal de alerta.

FOOL PROOF (Método de controle): Dispositivo que impede/ bloqueia que o defeito aconteça no processo, produto ou equipamento mesmo ocorrendo problema com o operador de desatenção/ esquecimento.

Quando o Poka-yoke é ativado a máquina ou linha de processamento pára, de forma que o problema possa ser corrigido. O Poka-yoke de controle é o dispositivo corretivo mais poderoso, porque paralisa o processo até que a condição causadora do defeito tenha sido corrigida. O Poka-yoke de advertência permite que o processo que está gerando o defeito continue, caso os trabalhadores não atendam ao aviso.




Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!




429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page