top of page

Glossário Lean #03 - Kaizen, Kaikaku, Kakushin

Atualizado: 5 de ago. de 2018


Estou construindo um Glossário LEAN porque eu percebi que muitos profissionais, ou não conhece vários termos técnicos relacionados ao Lean Manufacturing, ou usa-os num sentido errado. Eu quero seus comentários para podermos ajudar mais pessoas. Eu não estou seguindo a ordem alfabetística, estou usando a lógica, uma palavra chama a outra!


Kaizen – palavra de origem japonesa (“kai,” mudança, modificar, melhorar e “zen,” bom, virtude) que significa melhoria contínua. Todas as atividades dos colaboradores no sentido da melhoria do desempenho dos processos e sistemas de trabalho. Pode envolver pessoas e equipamentos. Outros esforços de melhoria são o kaikaku (mudança radical) guiado pelo Sensei (mestre).


Sensei – professor ou mestre (de artes marciais); utilizado para se referir a um especialista de TPS. Alguém que se dedica a ensinar os outros (ie, um mestre ou orientador).


Kai-aku - o oposto de kaizen. Mudar para pior.


Kaikaku - Melhoria ou mudança radical de uma atividade para eliminar as operações que não acrescentam valor.


Kakushin – Inovação radical.


Fonte: Lean Thinking Comunity / Wikipedia





Participação de Luan Alves Pereira Gonçalves

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa "mudança para melhor", usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. O Kaizen refere-se à pequena melhoria incremental de uma atividade para criar maior valor com menos desperdício. Um evento Kaizen é um workshop altamente focado e orientado para a ação que tipicamente envolve uma equipe de 5 a 15 pessoas. Ele normalmente tem duração de três a cinco dias. O objetivo de um evento Kaizen é concentrado na melhoria de um processo específico.


Participação da Judithe de Souza

linkedin.com/in/judithe-de-souza-souza-0717a1113 Lean Kaizen. Significa melhorar continuamente. Isto é o mundo está em constantes mudanças devemos sair da nossa zona de conforto e mudar nossa mentalidade como um todo e esta transformação que devemos processar sem esforço desnecessário para obtermos ótimos resultados para satisfazer nossos clientes.




Participação do Túlio Martins: O que é Kaizen?

Quais as classificações de Kaizen?

KAIZEN é a melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.

QUICK KAIZEN: Melhoria de baixa complexidade, ataque a problemas esporádicos e não complexos. Pode nascer de uma oportunidade de melhoria no processo produtivo identificada no local de trabalho pelo próprio operador.

STANDART KAIZEN: Melhoria de média complexidade, ataque a problemas crônicos e não complexos. A partir da constatação de uma anomalia, variação de processo, problemas nas máquinas ou posto de trabalho, condições inseguras.

MAJOR KAIZEN: Melhoria de alta complexidade, ataque a problemas crônicos, complexos de médio prazo. Fenômenos difíceis de serem encontrados (investigação minuciosa, conhecimento técnico e teórico) que impacta significativamente nos indicadores.

ADVANCED KAIZEN: Melhoria de alta complexidade, ataque a problemas crônicos/ complexos de longo prazo, que exigem um estudo técnico e teórico mais apurado e simulação, deve ser utilizado sempre que existir um problema relacionado a várias causas e que impacta significativamente nos indicadores. Pode estar relacionado a soluções inovadoras, gerando grandes benefícios.



807 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page